• RSS Feed
  • Facebook
  • Twitter
em@ail

Editorial

Walkarounds, o que é?


De uma forma geral, este projecto tem como objectivo tentar dar a conhecer ou a revelar pormenores que o ajudarão a aumentar os conhecimentos sobre a temática. Ao visitar os sites Walkarounds irá encontrar monografias, pequenos resumos históricos, fotografias, especificações técnicas, referências bibliográficas, artigos, patches, vídeos e muitas outras informações acerca das Aeronaves da Cruz de Cristo.

Este projecto encontra-se aberto à participação de todos aqueles que nutrem um interesse especial pela aviação em geral e, particularmente, pela Aviação Militar Portuguesa, em todas as suas vertentes. Os interessados neste trabalho são convidados a dar o seu contributo, seja uma opinião, crítica, qualquer outro tipo de informação ou fotos por email ajudando, desta forma, a divulgar a História da Aviação Militar Nacional.

Como surgiu e quais as linhas mestras deste projecto?


Dando seguimento a um trabalho anterior dedicado à divulgação do Modelismo à Escala, particularmente do que por terras Lusas se praticava - e ainda se pratica - tendo, essencialmente, a temática da Aviação Militar como pano de fundo, o Walkarounds surgiu da necessidade de ir um pouco mais longe.
Confrontado com a falta de informações acerca do tema, principalmente a tão desejada informação histórica complementar - porque o modelista move-se não apenas pela satisfação de construir um modelo, mas também pela vontade de saber mais sobre as verdadeiras máquinas que inspiram o seu trabalho - surgiu a ideia de proporcionar ao visitante mais do que uma colecção de fotos "avulso", sem disponibilizar qualquer tipo de informação complementar como as sempre úteis referências de cores, características técnicas ou factos históricos que, no global, ajudam a enriquecer a cultura do entusiasta. Assim surge este projecto com o seu figurino, já na época, muito semelhante ao actual, que a muitos tem agradado e a que todos já se habituaram.

Talvez devido a uma vontade de aprender e dar a aprender a história das aeronaves retratadas até onde for possível ir, aliado ao facto da construção do site estar reservada aos cada vez em menor número, tempos livres e votada ao puro amadorismo, o Walkarounds é um projecto que vai crescendo pouco a pouco e em luta permanente para manter um ritmo regular de publicação de novidades.
Ao longo da sua existência o site (e com ele eu próprio) tem vindo a amadurecer. Tem sido, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, quer a nível do aumento de conhecimentos sobre a temática, quer a nível do contacto pessoal.

Correndo o risco de me repetir, nunca é demais afirmar que este trabalho é fruto da dedicação de todos os que para ele têm colaborado de forma absolutamente voluntária, dentro das suas capacidades, sem se moverem por ambições pessoais, preocupando-se apenas em transmitir os seus conhecimentos a outros. Muitos desses colaboradores são ex-militares ou profissionais ainda no activo (nacionais e estrangeiros), autores de trabalhos para a imprensa nacional especializada e também, na sua maioria, verdadeiros "anónimos" que, entrando em contacto com o site, logo oferecem a sua boa vontade para colaborar. É este o "motor" do Walkarounds. É esta a sua "força". Enquanto ela existir e se manifestar o trabalho irá perdurar...

Não se pretende que o Walkarounds seja o melhor, o maior, ou tão pouco o único (conceito, no mínimo, descabido e sem qualquer sentido) site a tratar da temática da Aviação Militar Portuguesa. Numa internet virtualmente infinita e num tema sobre o qual ainda haverá muito por dizer, acredito que sempre existiu, e continuará a existir, espaço para todos sem excepção, sem colisões nem conflitos de interesses para que, no final, os verdadeiros beneficiados sejam aqueles que fazem da aviação um tema digno de acompanhar. Contra a política do "o meu é melhor que o teu" existe também a preocupação de indicar outros pontos de interesse, através da divulgação de vários outros sites por forma a proporcionar ao visitante o acesso ao máximo de informações disponíveis, e também a disponibilidade pessoal para colaborar, na medida do possível, com autores de outros trabalhos que assim o solicitem.

De forma idêntica referira-se que, apesar do grande cuidado colocado na busca da verdade dos factos e dos dados apresentados, o Walkarounds não pretende substituir outras fontes de informação. Pretende-se que o Walkarounds seja mais um ponto de recolha de informação, tentando sempre promover a busca de mais e melhores respostas por todos aqueles que o visitam.

Em suma, tem sido um contínuo processo de (re)descoberta e de revelação/divulgação de factos (muitos já quase esquecidos) que ajudaram a construir a História da Aviação Militar Nacional.

Mas... porquê "Walkarounds"?


A escolha deste título para o site não se apresenta como algo de extraordinário. De facto, apesar do nome um pouco estranho para um site Nacional (entenda-se português), foi algo que surgiu quase naturalmente. "Walkaround", ou melhor, "walk around" é um termo empregue para designar uma rotina que tem tanto de comum como de importante: a verificação técnica que os pilotos efectuam antes de voo percorrendo, para tal, todo o perímetro da aeronave.

Como curiosidade leia-se um pequeno extracto duma obra [1] sobre a participação da USNAVY no conflito do Vietname, que dá conta da importância do "walk around":

"Era considerado conveniente fazer-se uma breve inspecção visual de cada avião. A maioria dos aviadores assim o fazia (...). No mundo real, os pilotos veteranos de F-8 eram mais que conhecidos pelas suas atitudes desprendidas em relação às inspecções visuais. Eram o género de aviador que "dava um pontapé nos pneus e acendia a fogueira" (...). Quando o piloto descontraído saltava para o cockpit e procurava ligar a ignição, descobria que a rapaziada da coberta tinha rebocado um Crusader sem motor para a área de estacionamento."

O visitante do site poderá reparar que, do conteúdo das páginas de cada aeronave presente, faz parte um variado leque de fotos apresentando em pormenor os aparelhos de vários ângulos. Apesar das diferenças bem evidentes entre objectivos do piloto e do fotógrafo, dado o facto deste último também realizar o seu "walk around" levando à apresentação de fotos "a toda a volta", conduziu à escolha de "Walkarounds" para título deste trabalho.

Significado


Pessoalmente, e com o passar dos anos, "Walkarounds" tem-se revelado uma experiência muito gratificante, proporcionando a entrada no fantástico mundo da Aviação, tendo vindo a assumir um significado muito especial. A palavra engloba em si mesma o gosto pela Aviação Militar Portuguesa - o passado, o presente e o futuro - pela fotografia de aeronaves, pelas deslocações a Eventos Aeronáuticos, pelo convívio com os protagonistas e com os entusiastas da Aviação, pela partilha de ideias e de conhecimentos, pelo modelismo estático e, como não poderia deixar de referir, pela construção deste site. "Walkarounds" é tudo isto. Este é para mim, o verdadeiro espírito para lá do site, que espero conseguir partilhar com todos os seus visitantes.

Obrigado!


À Tertúlia de Modelismo “T for Tiger”, subscritores e anónimos, a todos os que ajudaram (e continuam a ajudar) a transformar o Walkarounds no que é hoje e num site cada vez melhor, e a todos os que o visitam, os meus mais profundos agradecimentos e felicitações.

Nuno Martins, Janeiro 2003

[1] - B. Nichols, Cmdte John; Tillman, E. Barrett, "A Guerra aeronaval no Vietname", Publicações Europa-América, 1989