• RSS Feed
  • Facebook
  • Twitter
em@ail

Após o fim das campanhas em África e a restruturação da FAP, orientada para um melhor cumprimento dos objectivos traçados por uma participação nas forças da NATO, a Esquadra 301 - Jaguares (na época ainda Esquadra 62) começou, desde 1976, a participar em vários exercícios na Itália e na Alemanha.
Dando continuidade a essas participações os "Jaguares" viriam a participar, pela 1ª vez em 1978, num NATO Tiger Meet realizado na Bélgica sob o estatuto de Esquadra convidada. Neste encontro, em que participaram com quatro FIAT G.91, arrebataram o 1º lugar em duas competições e o 3º numa outra, o que contribuiu de forma fundamental para a aceitação da Esquadra como membro do Tiger Club. Em 1979, na França, voltaram a participar já como membros do Clube conseguindo de novo boas prestações.
Em 1980, no norte de Itália, a 301 voltou a participar ganhando o Trofeu Silver Tiger. Este trofeu é um prémio atribuído à esquadra que demonstrar maior profissionalismo e apresentar um verdadeiro "Espírito de Tigre".
De novo na Bélgica, em 1985, voltaram a ter uma presença de elevado nível reconquistando o Silver Tiger.
Em 1987 os "Jaguares" organizaram o 27º NATO Tiger Meet que decorreu entre os dias 23 e 30 de Junho desse ano na Base Aérea 6 (BA 6) no Montijo, onde participaram dezanove Esquadras de Voo de onze países com sessenta aviões.
Desde que foram reconhecidos como membros, os "Jaguares" têm vindo a participar nestes encontros contribuindo para que os objectivos em torno da sua realização, estabelecidos em 1962, sejam alcançados anualmente. Após os FIAT G.91 "Tigre", a história em volta dos NATO Tiger Meet e todo simbolismo a ela associado teve continuidade com dois Alpha Jet com Esquemas de Pintura especiais. Actualmente equipada com F-16, a Esquadra 301 continua, sempre que possível, a participar nestas reuniões embora as pinturas até ao momento aplicadas nestas aeronaves tenham perdido a espectacularidade das que as antecederam...

Bibliografia:
Carvalho, António Mimoso NATO Tiger Meet. Mais Alto, Abr/Mai 1996
Carvalho, António Mimoso FIAT G91 Matrícula 5465, Um Tigre durante 40 dias. Mais Alto, Mar/Abr 2000
Ferreira, Rui FIAT's-Os que se salvaram.... Take-Off, Set 2000


CORES E ESQUEMAS DE PINTURA


Todos os FIAT "Tigres" foram pintados para assumir e transmitir, o melhor possível, o espírito "Tiger". Foram aplicadas pinturas semelhantes nos FIAT G91 R/3 nº5452 e nº5454 e uma outra, apresentando algumas diferenças, no nº5465. Essas diferenças são evidentes, não só nos desenhos do nariz, olhos e boca, como também na aplicação das cores. Para além destas aeronaves ainda foi aplicada a pintura tigre na cauda do FIAT G91 T/3 nº1810.

Tigre nº5465: Pintura resultante de duas propostas, apresentadas por Armando Jorge Soares e pelo "designer" Jorge Henrique Pinto Silva (autor da viseira Tigre em 1980). Aplicaram-se as cores Preto FS 37038, Branco FS 37722 (nariz), Branco FS 27880 (dentes), Amarelo FS 23655, Vermelho FS 31136, Rosa (Vermelho FS 31136 e Branco FS 37875) e Castanho FS 30227. Esta aeronave teve uma existência efémera com esta pintura (apenas três meses), tendo voltado a receber as cores originais pouco tempo depois do Tiger Meet em que foi exibida e foi, mais tarde, desmantelada após o seu abate em 1993.

Tigres nº5452 e nº5454: A pintura destes aviões foi idealizada e executada pelo 1º Sargento Jorge Marques de Almeida. Em ambos aplicaram-se as cores Preto FS 37038, Branco FS 37875, Vermelho FS 31136 e Laranja (Amarelo FS 33538 e Vermelho FS 31136). O nº5452, que recebeu a pintura tigre por duas vezes, encontra-se presentemente no pólo de Ovar do Museu do Ar. O nº5454 passou também a fazer parte da lista de aeronaves do Museu, estando presentemente na BA 5.

Tigre nº1810: Apresentado no NTM/International Air Tattoo de 1991. Tal como para os aparelhos anteriores, foram utilizadas para pintar a cauda desta aeronave, nomeadamente a empenagem vertical, as cores Preto FS 37038 e Laranja (Amarelo FS 33538 e Vermelho FS 31136).


FOTO GALERIA


FIAT G.91 R/3 nº5452

(Aeronave apresentada no NTM/International Air Tattoo 1991, Fairford UK)


FIAT G.91 R/3 nº5454

(Aeronave apresentada no no Tiger Meet 1992 em Albacete Espanha)


CURIOSIDADES


Passaram-se mais de dez anos desde que o 1º Sargento Jorge Marques de Almeida e seus pares "deitaram mãos à obra" e aplicaram uma excelente pintura Tigre ao FIAT G91 R/3 nº5452, atribuindo-lhe um lugar de destaque na história destas aeronaves, não apenas na FAP mas também na dos Tiger Meet. Eis algumas fases da execução desse trabalho de pintura.

Base Aérea 11, Beja, 18 de Outubro de 1993. O Maj/PilAv B. Fernandes posa para a posteridade diante do FIAT G.91 nº5454 “Tigre” após a chegada do voo que trouxe este aparelho para junto da nova localização da Esquadra 301 – Jaguares, já a operar o Alpha Jet. O último voo em absoluto destas aeronaves ao serviço da Força Aérea Portuguesa.


MAIS NATO TIGER MEET:

The official Nato Tiger Website: http://www.natotigers.org

COLABORARAM PARA O CONTEÚDO DESTA PÁGINA:

Mário Correia; Paulo Bandeira; Augusto Ferreira;
Rui Ferreira; Carlos Gomes; Hugo de Groote; Tiago Leitão; Fernando Manuel
À Esquadra 301 - Jaguares o agradecimento pela colaboração e conteúdo dispensado para este site.

2 Comentarios:

  1. Joao Botas comenta:

    FOI BOM REVIVER O PASSADO DESTES AVIÕES, UMA VEZ QUE TANTO NO DGMFA,,COMO NA EX-BA 12, E BASE AEREA Nº. 6 TIVE RESPONSABILIDADES NA PRONTIDÃO DO FORNECIMENTO DOS SEUS ARTIGOS DE ABASTECIMENTO. TEMPOS FELIZES E INESQUECIVEIS QUE A FAP ME PROPORCIONOU.E POR ISSO ME ORGULHO DE TER FEITO PARTE DO SEU QUADRO PERMANENTE. BEM HAJA FAP. POR TUDO MUITO OBRIGADO

  2. Apesar de não ser um Ferrari, este bonito avião tem um perfil de felino. Orgulho-me muito de ter sido Especialista Meliav nas Lajes e Montijo onde tive o privilégio de os reparar.

Deixe o seu comentario

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!

Related Posts with Thumbnails